A Diferença entre salvação e recompensa



Nós abordaremos um assunto mais amplo futuramente (“O caminho para a Glória[1]), por isso faz-se necessário esclarecer dois conceitos basilares, porém muito importantes, que a Bíblia nos mostra acerca da diferença entre salvação e recompensa (ou galardão). Já que a Palavra de Deus traz essa distinção entre os dois temas, acreditamos que nossos leitores poderão ser ajudados no seu entendimento das Escrituras com a abordagem feita a seguir, embora o espaço aqui destinado não seja suficiente pra esgotar o assunto.
A salvação é algo que nos foi dado pela graça, basta-nos crer e ela nos é dada gratuitamente, isto é, não dependeu das nossas obras como está descrito nas passagens a seguir: Efésios 2:8; Romanos. 3:24, 6:23; João 3:16 dentre outras. A salvação, portanto, é um dom gratuito dado por Deus a nós, os que cremos no Seu Nome. Todo aquele que crê, tem a vida eterna. A palavra “graça” já indica algo que não merecíamos, mas que Deus fez por nós, enviando Seu Único Filho pra morrer em nosso lugar na cruz, efetuando assim a Redenção e abrindo a possibilidade do homem de se reconciliar com Deus. O sacrifício feito por Jesus foi completo e satisfez a Justiça de Deus, não sendo possível nenhum ato nosso para modificar tal situação. Isso quer dizer que não tivemos parte nesse processo de salvação inicial. Tudo foi feito por Jesus de acordo com o plano do Pai.
Mas a Bíblia também fala de galardão ou de uma recompensa que será dada no futuro, a todos aqueles que viveram em fidelidade para com Deus, cumpriram sua vontade e consagraram suas vidas ao Seu propósito eterno. Nesse caso, nós não estamos pagando a salvação, pois Deus não exige algo em troca. A salvação é um dom, um presente dado por Deus. Entretanto, a recompensa é dada por nossa fidelidade e trabalho, isso exige de nós uma obra. Na epístola de Paulo aos Romanos, capítulo 11, a eleição da graça é mencionada, Paulo nos esclarece no versículo 6 que: “se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”. Ademais, no Evangelho Segundo Mateus 16: 27, Jesus afirmou: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”.(grifo nosso)
Portanto, a Bíblia nos mostra claramente a diferença entre salvação e recompensa. A salvação é um presente dado a nós, os que cremos, basta-nos crer de todo o coração e temos a vida eterna.  Ela pode ser desfrutada hoje por aqueles que a receberam. Por sua vez, o galardão nos será dado como uma recompensa por nossa fidelidade, no futuro, após crermos no Senhor Jesus como Nosso Único e Suficiente Salvador, se exercermos com fidelidade o serviço concedido a nós pelo Senhor Jesus.
Então amado leitor, se você já creu no Senhor Jesus persiga o prêmio, que o Senhor tem reservado a todos aqueles que o amam e, por isso, se consagram. Se você ainda não creu no Senhor Jesus como Único e Suficiente Salvador, abra o seu coração e invoque o Nome do Senhor Jesus e peça para que Ele te salve e a salvação de Deus entrará hoje em sua casa. Até breve!



[1] Uma série de artigos que serão publicados oportunamente.

0 comentários:

Postar um comentário